sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Pesquisadores japoneses criam simulador de gravidez


Aparelho foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Kanagawa
Aparelho foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Kanagawa
Durante a Tokyo Game Show 2011, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Kanagawa apresentou um simulador de gravidez.
O aparelho consiste em uma espécie de colete equipado com balões de borracha, bolsa de água, sensores táteis e mecanismos para produzir movimento. A simulação dura dois minutos.
Quando a bolsa de água é preenchida, o usuário pode sentir o aumento de peso em razão do crescimento do feto. Uma vez que a água é aquecida na temperatura aproximada do fluído amniótico (37-38 graus), o calor do feto também é simulado.
Além do colete, a simulação se estende à imagem digital do feto em um monitor. Quando a gravidez simulada alcança os estágios finais, é possível experimentar a comunicação com o feto. Se o usuário se move bruscamente, ele fica bravo; se acariciar o abdômen, o bebê relaxa.
“Quando a mãe fala ‘o bebê chutou! Ele chutou!’, ela fica feliz sozinha. O pai não pode sentir isso. Então gostaríamos que tanto o pai como a mãe usassem este aparelho para comunicar rapidamente ao pai a experiência dos movimentos fetais sentidos pela mãe”, diz Takayuki Kosaka, professor assistente do Instituto de Tecnologia de Kanagawa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário